terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Verniz PU bicomponente - a grande dor de cabeça

Durante esse meus 3 anos de plastimodelismo acabei pegando gosto pela montagens de carros, em especial carros esportivos atuais de das décadas de 1950 e 1960. Um dos grandes problemas nesse tipo de montagem é deixar a pintura como um espelho, brilhosa e uniforme. Isso é conseguido com um bom verniz. Estarei relatando aqui a minha experiência com verniz PU bicomponente brilhante.

Para um bom resultado temos que ter cuidado na preparação da superfície (primer) e o tipo de tinta sobre a qual vamos jogar o verniz. Na minha opinião, os melhores resultados são tintas automotivas, mas já pintei carros com tintas enamel (Revell) e também acrílicas (acrilex). 

Na aplicação do verniz já me aconteceu isso aí da fotogrfia, o famoso efeito casca de laranja. Nesse ponto temos 2 opções: colocar de molho na acetona e tirar TUDO, ou lixar ao máximo e aplicar +1 camada bem diluída e torcer para dar certo. Colocar na acetona é a solução mas radical e as vezes a mais rápida até, porem, se os decals já foram aplicados.... já era! 

Minha receita, depois de tanto errar e discutir com vários modelistas em um forum é a seguinte: 

7 partes de verniz
1 parte de catalizador
14 partes de thinner PU 454

depois de tudo misturado, deixo descansar por, no mínimo, 10 minutos antes de aplicar. No vídeo abaixo eu explico melhor o processo








Diga aí como você faz, vamos continuar aprendendo!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário